domingo, 3 de julho de 2011

Caminhada Arquitetônica em Belo Horizonte



                     1.PRIMEIRA PARADA: Viaduto Santa Tereza 
         TAREFA: apontar 3 características arquitetônicas ou históricas do Viaduto 


   Ø  O viaduto foi tombado como patrimônio cultural do município na década de 1990.
Ø  O Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart
Ø  Seu criador foi um expoente entre os profissionais das estruturas de concreto armado no Brasil, que atuou junto ao grupo modernista carioca, formado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, entre outros.

2. SEGUNDA PARADA: Complexo da estação ferroviária 
A - Prédio da estação 



B- Estátua do Peladão



C- Praça Rui Barbosa – alameda das palmeiras



3.TERCEIRA PARADA: Igreja São José
TAREFA: Localizar (e descrever a localização) do signo de escorpião dentro da Igreja




Ø  Signo de escorpião é o oitavo símbolo Zodíaco, se localiza internamente na igreja São José. Entrando pela entrada principal do lado direito pelo corredor lateral acima da terceira vidraça da igreja, entre a segunda e a terceira pilastra, entre o signo de libra e sagitário.

4. QUARTA PARADA: Prédio da Prefeitura
TAREFA: Apontar 3 características arquitetônicas típicas do estilo usado no prédio


Ø  De estilo art-decó, oficialmente assinado pelo arquiteto Luiz Signorelli, mas revelando em suas linhas o estilo de Rafaello Berti, é caracterizado pela forte tendência á geometrização
Ø  Os vãos, os fechamentos e a descrição dos enfeites têm resquícios da arquitetura italiana e alemã das décadas de 20 e 30.
Ø  Projetado em cinco andares, possui amplas escadarias da entrada, o pórtico, as portas e os portões principais, dão uma impressão de folga, de luz, de ventilação e de espaço.

5. QUINTA PARADA: Igreja Boa Viagem 






6. SEXTA PARADA: Feira Tom Jobim
TAREFA: Encontrar a feirante chamada Elma e fazer uma pequena entrevista (4 questões) sobre a importância cultural daquela feira.


Entrevista com o Carlos – Feira Tom Jobim
1. Por qual motivo a feira de antiguidades se chama feira Tom Jobim?
Na verdade a feira possui esse nome porque Tom Jobim gostava de música, comida e bebida que é uma das partes da feira; Já a parte de antiguidades ele não gostava tanto assim.

2. Porque a feira acontece na Avenida Bernado Monteiro? E a quanto tempo ela existe?
Antes a feira se realizava na Praça da Liberdade, mas por motivos maiores encontrados pela prefeitura da cidade a feira se mudou para esta avenida. Ela existe a mais ou menos 40 anos e ela esta situada na Avenida Bernado Monteiro a mais ou menos 15 anos

3. Qual o tipo de publico que a feira Tom Jobim possui?
O tipo de publico da feira são: os saudosistas e os mais idosos, os colecionadores, já que se refere a uma feira de antiguidades e decoradores para dar contraste entre o que é antigo e o contemporâneo.

4. porque a feira é considerada um atrativo turístico?
Porque diz respeito a uma feira onde possui musicas, comidas e bebidas típicas do Brasil. E assim como o mercado central e a feira de artesanato ela está inclusa na rota turística de Belo Horizonte tornando-a assim um atrativo turístico.


7. Construção escolhida pelo grupo :


Ø  Sua construção data de 1926, tendo sido totalmente restaurado.
Ø  Seu acervo apresenta duas coleções permanentes. A Brasiliana reúne objetos de arte e raros documentos de elevado valor artístico e histórico. A coleção de Arte Contemporânea é representativa da arte mineira da década de 1960.

2 comentários:

  1. Nossa nem sabia que bh tinha tantos pontos arquitetonicos, muito interessante mesmo! O grupo está de Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pessoal! Bom trabalho. Todavia, algumas fotos não estão boas (falta nitidez, não dá para reconhecer as pessoas ou o lugar). Procurem se organizar melhor para que o grupo todo esteja junto (ao mesmo tempo) nos eventos: afinal, para isso vcs tiveram liberdade de escolher os membros do grupo conforme disponibilidade de horários. Solicito-lhes que postem os números junto aos nomes no título do blog.

    ResponderExcluir